A cereja do bolo

Atualizado: Fev 24


"A cereja do bolo", é uma expressão muito usada no Brasil e serve para contextualizar a finalização perfeita assim como um chef de pâtisserie faz em suas tortas e doces.


Coroar o seu trabalho com uma logomarca que te represente é essencial hoje em dia. Primeiramente, porque nomes homônimos é uma realidade e nessa hora ela te ajuda a se distinguir. Segundo porque, a logomarca lhe permite formatar melhor o seu negócio atraindo investidores. Afinal, quanto mais organizado um profissional se apresenta, maiores as possibilidades de expansão.


Portanto, o primeiro passo da receita é ter uma logomarca que fale por você, que represente o seu estilo profissional e seu ramo de atividade.


Já passou pela situação de receber um cartão de visitas e só de olhar para ele entender o contexto geral do negócio? Se ele é sofisticado, inovador, conservador... Então, é disso que estou falando.


Aqui na campanha consultoria já criamos logomarcas para vários perfis profissionais além do mercado de moda. Confira como cada um deles deu o "toque final" e refinou a sua imagem profissional.


Começando do começo

Começamos nosso briefing traçando um perfil para entender o estilo do profissional ou de sua empresa. Em seguida determinamos o tipo do design desejado: minimalista, 3D, monograma e por aí vai...


Depois de definido o estilo geral da logomarca seguimos uma linha criativa que se utiliza de traços que tenham afinidade com o ramo de atividade. Para criar a logomarca unimos um ícone ilustrativo (símbolo) + uma fonte criada especialmente para a marca (logotipo).


Quando atendemos nossos clientes, fazemos várias versões e apresentamos protótipos em mockup para facilitar a decisão de cada um dos itens do Enxoval da Marca. Todas as peças do Enxoval da Marca seguem as orientações da Identidade Visual da logomarca, que ficam documentadas em um Manual.


O Manual é a maneira mais prática de garantir o uso correto da sua logomarca, independentemente do profissional que está conduzindo o seu marketing.


Próximo passo

Depois de criada a logomarca, a etapa seguinte é criar a Identidade Visual. Ela é a base da estratégia de marketing e te distingue da concorrência em termos de design. Ela pode ser resumida pela paleta de cores, formas e maneira de aplicação.


A Identidade Visual costuma ser subestimada e é muito mais usada do que a maioria das pessoas pensam. Ela é aplicada em todos os pontos de comunicação da empresa: papelaria, documentos digitais, embalagens, decoração, arquitetura, sinalização da loja, website e em todas as demais peças digitais e posts.


Não basta apenas colocar a logomarca e pronto. Cada peça pode (e deve!) ser diferente uma da outra mas tendo uma unidade visual como denominador comum.

Esse é um bom exemplo de como aplicamos a Identidade Visual para nossos clientes. O ícone da logomarca da casa de festas Gray House foi desmembrado, multiplicado e aplicado em forma de padrão repetido no lenço do uniforme. Para o fundo do website foi criado o efeito seamless (sem borda) e levemente transparente. E uma terceira variação dessa repetição foi criada para a camiseta versão masculina. São adequações desse tipo que tornam uma logomarca atual e versátil.


Já a empresa de terapias integradas Quartzo, teve sua imagem de perfil das Redes Sociais e botões de acesso no website totalmente personalizados. Todos eles contém a paleta de cores da logomarca e dessa forma fortalecem o marketing da empresa.


Grand finale

A outra cereja que compõem o combo da logomarca, é o slogan. O slogan é aquela frase de efeito, fácil de lembrar e que resume a intenção principal do seu negócio.


No casa do cliente Quartzo - uma empresa que adota terapias alternativas em seu portifólio de serviços -, o slogan SEDIMENTANDO A ESSÊNCIA HUMANA foi criado tendo como ponto de partida o processo de formação geológica do cristal. A sintonia com o propósito da empresa é tão grande que ele ganhou destaque na página principal do site.

Tudo que é feito para a Identidade Visual, reforça as intenções e te aproxima do seu público.


E você, está com a sua logomarca em dia?

Sua Identidade Visual está organizada?

Precisa construir uma logomarca do zero ou é o caso de modernizar para atrair um novo público?


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