Alessandra Campanha fala sobre as perspectivas futuras do varejo de moda para o jornal Poder 360


As dúvidas para o futuro são muitas, mas as certezas de novos rumos também. Foi sobre isso que a consultora de marketing de moda Alessandra Campanha conversou com o jornalista Victor Borges, do Jornal Poder 360.


Confira alguns trechos não foram publicados:

1) VB - Como o mercado foi afetado pela pandemia?

AC: O mercado de moda foi bruscamente afetado pela Pandemia, no entanto, ocorreram duas vertentes: as compras por indulgência cresceram fortemente no segmento de acessórios de luxo, que atingiram vários momentos de pico de venda ao longo da pandemia. Os mercados com produtos de uso no ambiente doméstico como moda íntima, fitness, praia e homewear, com foco nas roupas de tecido antivirais e looks confortáveis, as vendas se mantiveram constantes e em alguns casos até ascendentes.

Já os segmentos de moda festa, trabalho e casual precisaram de grandes esforços dos times comerciais e de marketing para simplesmente se manterem abertos.


2) VB - Em um panorama geral, o setor está estável? Em recuperação?

AC: Em um panorama geral o setor está em recuperação, já que aos poucos as pessoas estão retomando suas atividades sociais e viagens, que habitualmente estimulam a compra de novidades.


3) VB - O período pós-pandemia tem sido de sucesso para as marcas? Como têm feito para atrair consumidores?

AC: Para atrair os consumidores as marcas têm apostado em várias ações, tanto no ambiente digital quanto no ambiente físico: as LiveShops se tornaram um fenômeno de vendas, deram super certo e vieram para ficar. Os desfiles também foram pontos altos da pandemia, mesmo sem platéia, eles se tornaram vídeos de entretenimento com investimentos audiovisuais e alguns até com recursos de Realidade Aumentada, tudo na intenção de substituir o presencial e mostrar em detalhes a coleção.


O provador virtual, prazos estendidos de devolução, frete grátis e logística reversa foram algumas das estratégias para deixar o consumidor mais confiante em comprar pela internet. O programa de recompensa em dinheiro chamado de Cashback, que concede a devolução de uma parte do valor gasto na próxima compra, seja na loja física ou online, também foi um recurso amplamente usado pelas marcas.


Aliado a isso, as lojas investiram nas técnicas de Visual Merchandising para criar ambientes interativos e descontraídos, onde os clientes podem vivenciar uma experiência com o produto e com a marca, o que ainda é uma barreira para compras online de vestuário. A loja física não vai desaparecer, provavelmente haverá menos pontos de vendas, porque ela vai se transformar em um local de experimentação e os estímulos para as compras online continuarão.


4) VB - Quais são as projeções para o setor no futuro próximo? Aumento de lucro, estagnação ou queda?

AC: A projeção é que o mercado de moda ainda vá passar por grandes revoluções de produtos e por isso a tendência é crescer bastante. Os tecidos multifuncionais - que não sujam - os tecnológicos - que captam dados corporais e transmitem para o celular -, as novas opções de tingimentos não poluentes, como o caso de pigmentos secretados por bactérias, além do couro de cogumelos e seda de aranhas são materiais que em pouco tempo ganharão escala de produção e entrarão no guarda-roupa de todas as pessoas, independentemente delas serem ecologicamente ativas. Sustentabilidade não é mais uma opção é uma demanda política, econômica e de mercado. Mas vale ressaltar que apenas os empresários que estiverem prontos para se adaptar com rapidez a todo e qualquer tipo de novidade do mercado conseguirão se manter em atividade.


Para ler a matéria na íntegra, leia aqui: https://www.poder360.com.br/internacional/varejo-de-moda-ensaia-recuperacao-pos-pandemia-com-ecommerce-e-tecnologia/


Publicado em 31/Out/2021

A reportagem foi produzida pelos estagiários em jornalismo Juan Nicacio e Victor Borges, sob supervisão da editora Anna Rangel.

 

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