As vantagens do email marketing para as lojas de roupas

Atualizado: 13 de Set de 2019


Nem só de lançamento de coleção e liquidação vivem os emails marketing. Pois é... Muita gente apostou tudo nas redes sociais e abandonou o envio de emails. Ele que reinou na década de 90 perdeu lugar para as redes sociais.

De fato as redes sociais tiveram seus dias de glória. Quem surfou a onda, conseguiu de maneira orgânica ganhar visibilidade e vendas. Mas atualmente o alcance é tão pequeno que fez as empresas repensar seus esforços. E a tendência é cair ainda mais. Acredite. E foi aí que o Mailing List voltou à tona.


Embora o uso comercial do email tenha mais de 20 anos, as oportunidades de segmentação e personalização nunca foram tão boas como hoje. E para qualquer venda virtual, não dá para ignorar o poder do email marketing.


MAS PORQUE O EMAIL MARKETING É TÃO INTERESSANTE?

Faturas, comprovantes, notas fiscais e outros documentos são enviados por email. Propostas e relatórios costumam ser lidos e analisados pelo endereço eletrônico, seja no celular ou no computador. Tudo que é importante e merece ser arquivado, vai para o email. Então não pense que as pessoas deixaram de acessar suas caixas de entradas.

Uma das vantagens dessa ferramenta é que ela conversa diretamente com o cliente, sem dispersão da atenção. Isso porque quando quando alguém abre um email, é porque ficou interessado e ela quer saber mais a respeito. Já nas redes sociais as pessoas geralmente entram nos horários livres ou simplesmente para se distrair. Ela é abordada por vários perfis físicos e comerciais. A competição pela atenção dela é muito maior. Não tem comparação.


Diferentemente dos modismos das redes sociais que faz com que as pessoas migrem de uma para outra, existem poucas mudanças de endereço de email ao longo da vida. Portanto, esse se torna um canal de abordagem seguro. Para saber mais sobre redes sociais, clique aqui.

O uso do email está tão arraigado na rotina das pessoas que a maioria possui duas contas: uma pessoal e outra profissional. Mas a grande vantagem mesmo do email marketing é a segmentação do público. A cada novo cadastro ou novo contato é possível identificar nos clientes determinados interesses e perfis.


A única desvantagem, por assim dizer, é o tempo que leva para se construir uma Lista de Clientes eficiente. Para saber mais sobre as estratégias para montar uma lista, clique aqui.


EMAIL MARKETING PARA LOJAS DE ROUPAS

Em lojas de roupas é interessante inserir no cadastro os dados dos clientes com informações específicas como estilo, tamanho de roupa, data de aniversário e primeira data de compra por exemplo. Cada uma dessas informações se transformará em segmentações. Tudo dependerá dos seus objetivos.


Vamos supor que seu estoque de calça jeans 38/40 não vendeu como planejado. Com as fotos do lookbook ou do catálogo da coleção é possível enviar um email de vendas específico dessa peça para os clientes que vestem essa numeração. Uma vez que nem tudo foi vendido passamos para a segunda etapa: colocar a peça em promoção.

Não tenha medo de enviar emails pensando que isto pode gerar rejeição dos seus clientes, porque se o conteúdo que você está enviando é interessante, eles ficarão interessados em receber suas campanhas de email marketing.

Outra vantagem é a avaliação de resultados. Até mesmo os mais simples dos servidores de envio em massa trazem dados analíticos. Por meio deles podemos acompanhar quantos foram abertos, tiveram seus links clicados e quantas vendas geradas. São informações valiosíssimas que podem nos ensinar o que está ou não trazendo resultado.


Ainda que seus emails não estejam sendo abertos você estará criando mais um ponto de contato e mais uma oportunidade da sua marca ser vista. Ser visto em todo lugar é a principal estratégia da Coca-Cola, lembra? O marketing institucional também tem seu valor.


Por isso é tão importante abastecer constantemente sua Lista de Clientes e mantê-la atualizado. A cada novo contato com seu cliente, confira se o telefone, email e demais informações estão atuais. Lembre-se que a lista de clientes é patrimônio seu. Tem baixo custo para ser criada e potencial para ser trabalhada ao longo dos anos.


Depois de tantos argumentos ficou clara a importância de ter uma lista sua, com clientes que tem o perfil da sua mercadoria. Vença a tentação de comprar pacote de listas que prometem milhares de endereços de emails ou mesmo de “pegar emprestado” a lista de outra loja de uma amiga sua.


Lembre-se que a base do Email Marketing é a permissão, e as pessoas que vieram desses mailings de procedência duvidosa não autorizaram outras lojas a lhes enviarem email marketing. Isso fará com que a maioria classifique como spam já pela primeira mensagem recebida, prejudicando as entregas das próximas campanhas.


Essa mesma estratégica de relacionamento e vendas também pode ser utilizada no WhatsApp. Mas nas demais redes sociais esse tipo de filtro não tem como se usado. Por lá a comunicação é massiva. O bom o velho Mailing List ainda funciona!


Então lembre-se: em paralelo aos seus esforços de marketing digital lembre-se de somar o Email Marketing. Um não exclui o outro. É tudo junto e misturado.


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