Como divulgar uma loja de roupas

Loja física ou virtual, tanto faz.

Atualmente as etapas de divulgação para uma marca de roupas são praticamente as mesmas.

Se você está perdido e não sabe por onde começar, confira esse Guia com todas as etapas de marketing que você precisará aplicar em sua loja.


Mas lembre-se: ter um negócio de moda de sucesso vai muito além de criar uma conta no Instagram e esperar que um milagre aconteça.


Branding

Uma marca é muito mais do que um nome e um logo. A marca é sobre o que as pessoas dizem sobre ela quando conversam com a família e batem papo com amigos; é a percepção que os clientes têm da empresa como um todo.


Por trás de todo esse processo estão as ações de branding, que trabalham para o reconhecimento da marca. Uma estratégia de branding bem desenhada engloba conteúdo, design, redes sociais e anúncios para acompanhar as transformações do consumidor, que hoje dá preferência a marcas que se posicionam sobre questões políticas e sociais.


Grandes marcas são questionadas por seus consumidores sobre o que têm feito para melhorar a qualidade de vida de comunidades locais ou sobre se são ou não à favor de temas polêmicos.


No entanto, para pequenas empresas a exigência é bem menor. Ser neutro, também é um posicionamento. Você não precisa levantar a bandeira da sustentabilidade ou da igualdade de gênero, por exemplo. Mas precisa deixar claro para o mercado qual o seu propósito: porque existe mais uma loja de roupas? O que você oferece de diferente das outras? Como você oferece essa diferença?


Vitrine virtual

Assim que o nome da sua marca for criado, é importante pesquisar se o domínio www.nomedasuamarca.com.br está livre tanto para o endereço do site quanto para as contas do Instagram e Facebook. Além disso, para conseguir participar do Instagram Shopping é necessário que sua conta esteja vinculada ao Facebook. Do contrário, você não poderá se utilizar desse recurso tão poderoso. O Guia oficial de como criar o catálogo de produtos no Facebook e vincular ao Instagram está aqui.


Parece um comentário bobo, mas muitos empresários se esquecem e vão criando as contas digitais ao longo do tempo. Daí o site fica com um nome e as redes sociais com outras totalmente diferentes. Isso dificulta bastante o acesso aos canais de comunicação e venda e ainda impossibilita o uso do recurso do Instagram Shopping.


Presença digital

Além de estar presente nas Redes Sociais e Marketplaces (leia mais sobre isso aqui) é preciso cuidar da identidade visual e da apresentação da sua mercadoria.


Assim como em uma loja física, o ambiente digital também deve ser cuidado para ser profissional o bastante para que o cliente confie e compre de você.


Depois de criada a sua logomarca, a sua identidade visual será derivada dela: cores, fontes, ícones, forma de aplicação da marca, estilo de foto e tudo mais irá fazer com que seu cliente te reconheça entre os concorrentes em um ambiente digital absolutamente poluído de informações. Portanto, não subestime sua identidade visual.


Fotos bem tiradas, com luz e foco, em still + lookbook, é o ideal para o ecommerce. Assim mais detalhes da mercadoria poderão ser visualizadas e o risco de insatisfação/ devolução será consideravelmente menor.


Tão importante quanto a qualidade das imagens é a descrição da mercadoria. Detalhes técnicos como medidas, composição de tecido, dicas de como e onde usar são informações que os clientes de moda sempre valorizam.

Isso porque a grande maioria das pessoas sabe do que gosta, mas não sabe compor com o que já tem no guarda-roupa. Esse é o grande dilema dos clientes. Se você oferecer uma pequena assessoria via Chat, vídeo ou outro canal de comunicação para tirar as dúvidas dos clientes, com certeza seu índice de retenção e satisfação serão bem maiores.

Outro caminho de divulgação é pelos vídeos dos Stories. Que podem mostrar os bastidores da chegada das mercadorias, do processo de produção de moda, da sessão de fotos para o lookbook e etc...


Ainda que você não tenha uma vitrine, é possível criar um cantinho cenográfico na sua casa, com boa iluminação só para filmar os looks nos manequins, que ganham outro caimento se comparado ao cabide.


Sacolinha ou Fashion Delivery

O que já foi um formato antigo de vendas hoje se tornou uma forte tendência no varejo de moda.


Algumas loja já apostavam no serviço, outras aderiram para driblar a queda nas vendas em consequência da pandemia do novo coronavírus.


Ecommerce

A forma como a mercadoria chegará na casa do cliente, faz tooooda diferença. Não precisa investir no visual externo da caixa (até porque os Correios fazem várias exigências de padrão. Leia mais sobre isso aqui). Mas o interno, é por sua conta e criatividade!


A maneira como a roupa será dobrada, as embalagens de separação e proteção dos itens, o papel de seda personalizado com a marca, a tag de roupa, um cupom de desconto para uma segunda compra, um cheirinho leve borrifado sobre o papel de seda são cuidados que deixam o cliente ainda mais satisfeito. Afinal de contas, esse é o único contato físico que ele terá com a sua marca.


Esse momento é tão importante que o momento do unboxing se tornou uma grande fonte de informação no YouTube.


Para saber mais informações sobre as diversas etapas de divulgação de uma loja de roupa, sugiro baixar gratuitamente o meu ebook MANUAL DE MARKETING DE MODA e continuar a leitura por tópicos aqui no Blog.


Para saber sobre Logomarca e Identidade Visual, clique aqui;

Para saber sobre Enxoval de Marca, clique aqui;

Para saber sobre Planejamento e Calendario Promocional, clique aqui;

Para saber sobre Email Marketing, clique aqui;

Para saber sobre Ecommerce de Moda, clique aqui;

Para saber sobre Como funciona o Fashion Delivery, clique aqui;

Para saber sobre Produção de Moda e Styling, clique aqui;

Para baixar a Proposta com a descrição dos serviços e os preços, clique aqui.


....

Leia outros posts com as mesmas marcações de hashtags:

#marketingdigital #marketingdemoda

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

campanha - marketing e moda

A primeira agência brasiliense de marketing especializada em moda

© 2003 ~ 2021 | Brasília - DF, Brasil

(61) 99976-2601 | alessandra@campanhaconsultoria.com.br