Como fazer o marketing de uma loja virtual?


Já ouviu falar que a propaganda é a alma do negocio?

O ditado é velho, mas a sua importância é cada vez mais atual. Isso porque a competição só vem aumentando. Assim como você, muitas pessoas procuram a independência financeira em um ramo de negocio que lhe traga prazer.


E convenhamos, moda é 99% paixão! Mas também requer 99% a mais de empenho porque as opções são simplesmente infinitas. Se falarmos de produtos vindos da China então, a concorrência fica até desleal.


Mas voltando ao assunto do marketing em lojas virtuais, a lista de etapas é grande, mas extremamente importante.

Estar na internet é como ser uma estrela no universo. Se não houver divulgação e técnicas de marketing digital, você nunca será encontrado!

Portanto anúncios patrocinados nas Redes Sociais, nos sites de pesquisa e criação de conteúdo sobre os produtos é vital para o sucesso do negócio.


Anúncios Patrocinados, Google Ads e mais

Se você não é do tipo que investe em divulgação, uma loja virtual não é para você.

Ter uma loja física é como ter um outdoor na rua, a própria fachada e a localização do ponto já te ajudam na divulgação.


Mas esse caso não se aplica a uma loja virtual. Lembre-se que você é uma estrelinha em um universo virtual.


Por isso o marketing é ainda mais importante nesse formato de vendas. Ter um site responsivo para todos os dispositivos (computadores, tablets e smartphones), ter imagens atraentes, o texto descritivo certo sobre a sua mercadoria e uma presença digital razoável, já é um bom começo.


A partir do site/ecommerce é importante trabalhar na divulgação tanto da marca quanto dos produtos em diversos ambientes:

- Google Meu Negócio (gratuito);

- Google Maps;

- Google Shopping;

- Publi Posts em parceria com Influenciadoras Digitais;

- Conta comercial no Instagram;

- Página no Facebook;

- Instagram Shopping (Sacolinha);

- Pinterest Business;

- Blog;

- Instagram Ads;

- Facebook Ads;

- Google Ads;

- Spotify Ads são algumas das alternativas


Mas tem que ser tudo junto e ao mesmo tempo?

Claro que não!

É aí que entra o Planejamento de Marketing e suas verbas correspondentes. Leia sobre Planejamento do Calendario Promocional, aqui.


E para quem não tem dinheiro algum?

Reserve. Crie seu Fundo de Promoção. A cada mês junte um dinheiro que será investido única e exclusivamente no seu marketing.


Produto sensorial

Tecido, caimento e modelagem são fatores que impactam muito na assiduidade de um cliente de moda. Por esse motivo, levou-se muitos anos para as pessoas se acostumarem a comprar roupas pela internet, principalmente de marcas que nunca tiveram contato.


No entanto, o hábito da compra online foi acontecendo gradativamente, ano após ano, se transformando de mero caráter experimental até chegar atualmente ao status de realidade, que foi acelerado durante a Pandemia da Covid-19.


Mas quem realmente conseguiu vender?

Lojas que já vinham investindo no relacionamento pelas Redes Sociais, incluindo atendimento e vendas via WhatsApp, no site e em toda a sua estrutura de experiência no Ecommerce, com ferramentas de suporte ao cliente com Chat para dúvidas e até mesmo o Provador Virtual (que simula o caimento da roupa de acordo com as medidas corporais).


Acredite, mesmo com essas ferramentas, isso ainda não garante a venda, porque o cliente poderá ficar inseguro quanto aos aspectos sensoriais do produto. O que traz confiança é ter conhecimento prévio sobre a modelagem, a qualidade dos insumos usados historicamente pela marca, a qualidade do acabamento, a garantia de troca em caso de desistência e muitas outras questões.


O marketing digital não é uma ação isolada

Para adquirir a confiança de um cliente, na compra da sua mercadoria e na sua plataforma de venda, é preciso investir bastante ao longo do tempo. A confiança não acontece de uma hora para outra.


Boas alternativas é trabalhar com empresas de pagamento reconhecida como por exemplo PagSeguro e Cielo Super Link e de frete: como Loggi e Correios.


Além disso, ter um bom Enxoval de Marca (com marketing olfativo, tag de roupa, papel de seda personalizado, embalagem plástica, caixa para delivery, etiqueta adesiva, cupom de desconto para uma segunda compra entre outros) são algumas itens de marketing muito importantes, já que eles são o único ponto de contato físico com o seu negócio virtual, e costumam ser muito negligenciados por quem está começando uma loja virtual. #ficaadica


Carrinho de compras virtual

Como é de costume, primeiramente os clientes fazem a pesquisa do produto que querem (tanto da variedade quanto do preço quanto da reputação) para depois finalizarem suas compras.

Mas de acordo com o último relatório anual do E-commerce Radar, estudo que analisa o comportamento dos consumidores no comércio eletrônico, a média observada em relação à taxa de abandono de carrinho no Brasil foi de 82% em 2019.

Motivos do abandono de carrinho:

  1. Indecisão

  2. Navegação ruim: Site muito lento, páginas com erro e falta de informações que indicam qual é o próximo passo

  3. Preço

  4. Frete

  5. O valor total do pedido não era suficiente para conseguir o frete gratuito

  6. Não sentiu segurança para adicionar dados pessoais

  7. A opção de pagamento preferida não foi oferecida no carrinho de compras

  8. Finalização confusa

  9. Cadastro complexo ou extensivo

  10. Prazo de entrega

5 dicas para diminuir a taxa de abandono de carrinho:

  1. Facilite o cadastro

  2. Disponibilize a opção do login social

  3. Garanta um ambiente responsivo

  4. Deixe o resumo do pedido visível durante o processo de compra

  5. Use o Remarketing e o E-mail marketing para reforçar o desejo de compra

Como pode-se perceber, são várias as etapas necessárias de marketing, publicidade, vendas, retenção, atendimento, webdesign e automações que compõem o sucesso de uma loja virtual.


Após toda a arquitetura e engenharia técnica e tecnológica do site, ainda existem as etapas de produção fotográfica e de moda de cada mercadoria, que inclui fotos de qualidade e em detalhe, no formato still e lookbook, fotos da campanha publicitária e também vídeos da coleção. Conheça um pouco dos serviços de moda oferecidos pela Campanha Consultoria, aqui e aqui.


Muitos empresários ainda se sentem inseguros para investir em seu próprio site e ecommerce, o que é bastante compreensível. Afinal, a jornada da construção das vendas é bastante longa e pode demandar uma equipe especializada. Mas para isso já existe uma outra opção.


Vender na internet sem loja virtual

Atualmente o marketplace é uma ótima opção para quem quer começar rapidamente, pegar o jeito nas vendas online com baixo investimento tecnológico e alto ganho de experiência.

O marketplace é um ecommerce, mediado por uma empresa reconhecida do grande público, que aluga o espaço de uma vitrine virtual para vários lojistas venderem seus produtos. Esse ecommerce além de impulsionar a sua publicidade também intermedia a venda e o atendimento, deixando o cliente mais confiante em lojas pequenas. A grande facilidade é que o cliente pode acessar um único site e comprar itens de diferentes varejistas, pagando tudo junto, em um só carrinho.

Atualmente, existem alguns grupos de ecommerce que oferecem espaço para todos os portes de negócios, inclusive os iniciantes:

Cada um desses ecommerces cobra uma taxa de aluguel e uma comissão de venda diferente. É preciso pesquisar as condições de cada um para ver qual se adequa melhor ao momento do seu negócio.


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