Como funciona o Fashion Delivery

Atualizado: Abr 6

Também conhecido como Consignado ou Malinha em Domicílio essa é uma antiga estratégia de vendas que foi formalmente adotada por lojas virtuais e até mesmo físicas e funcionou super bem como alternativa durante a Pandemia da Covid-19.


O Fashion Delivery é uma ótima opção para aquele cliente que já se familiarizou com o e-commerce e cada vez menos frequenta lojas físicas. Esse formato de venda auxilia o consumidor a perder a insegurança na hora de comprar uma mercadoria que ele não sabe se vai ficar legal.


Isso porque ele poderá experimentar no conforto da casa, sem pressa, sem "empurrateria" de vendedora, olhando para o próprio guarda-roupa e vendo o que realmente lhe é conveniente nesse momento.

Pesquisas realizadas junto ao varejo de moda apontam que, quando o consumidor leva a peça até o provador, a probabilidade da venda ser concretizada chega a 87%. Se o cliente receber em casa uma seleção de produtos de acordo com tamanho, cor e outras preferências informadas previamente, as chances de compra tendem a aumentar ainda mais.


Um estudo do Sebrae mostra que o consumo digital do brasileiro ainda resiste em comprar roupas online justamente por não poder experimentar os produtos (59%) e por medo de não receber os itens comprados (20%).


A nova geração do Fashion Delivery

Para facilitar a venda nessa modalidade, é possível automatizar o serviço de delivery de sacola em condicional, por meio de um formulário no próprio site - que recolha informações de gosto pessoal ou então que tenha as fotos das mercadorias que o cliente gostará de receber em casa.


Para aqueles que estão começando e não estão com o site pronto para essa modalidade de venda, busque apps ou sistemas prontos. Hoje em dia as opções são muitas. Em uma breve pesquisa, encontrei essa empresa especializada em automatização de Fashion Delivery, dê uma conferida aqui.


Indo além

Mas a distância não retira a oportunidade de oferecer um serviço adicional de "Tira Dúvidas" ou até mesmo de Personal Stylist. Por videochamada, por exemplo, é possível conhecer melhor as necessidades do cliente e ajudar a compor looks com o que ele já tem no guarda-roupa.


Vantagens:

  • Com esse método o cliente tem tempo e liberdade para provar, pensar, provar de novo e assim não comprar além do necessário (Consumo Consciente, por favor!);

  • Geralmente as vendas por Malinha aumentam o ticket médio dos clientes porque eles acabam comprando mais do que de costume em uma loja física;

  • O contato mesmo que indireto com o cliente (por mensagens de textos ou cartas) traz confiança por deixá-los mais a vontade. E dependendo do tom das mensagens isso torna o atendimento mais afetuoso e menos comercial;

  • A estratégia costuma render compradores fiéis e até amizades mais estreitas.


Como implementar o Fashion Delivery:

O grande diferencial desse serviço é a personalização, por isso é extremamente importante ter um cadastro atualizado com as informações de contato, dados pessoais, numeração, cores preferidas, padronagens de estampas e estilo pessoal. São essas informações que tornarão a Malinha mais assertiva.

  • Se você não tiver sua própria marca de roupas, pode comprar peças no atacado ou vender por consignação;

  • Se for um Cliente Novo, encaminhe o Catálogo Digital ou o link das Redes Sociais juntamente com um Questionário;

  • Com base nas informações de preferência separe em torno de 15 mercadorias (roupas e/ou acessórios);

  • Combine dia, horário e local de entrega da Malinha;

  • Escreva uma Cartinha citando as regrinhas, formas de pagamento, oferecendo dicas de composição e a descrição de cada mercadoria;

  • Defina o prazo para retirada (até 3 dias é o ideal);

  • Esclareça que não há obrigatoriedade de compra (no entanto, se o cliente já desejou os produtos por foto e solicitou a Malinha, provavelmente comprará alguma mercadoria);

  • Coloque em uma mala (preferencialmente com lacre se for deixada na Portaria/ Recepção do condomínio) e deixe no local combinado;

  • A entrega pode ser feita pela própria equipe da loja ou por Motoboy terceirizado;

  • Quando o cliente decidir quais mercadorias irá comprar, deixará dentro da mala as etiquetas das roupas que decidiu comprar;

  • Com base no custo total, solicite a transferência bancária ou envie o link de pagamento.

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