Como montar uma lista de clientes


O velho conhecido caderninho se tornou em uma lista eletrônica de clientes bastante versátil. É possível usar o sistema de gestão da loja, uma plataforma de automação, um servidor de email marketing ou uma planilha no excel. Todos funcionam para cadastrar os dados dos clientes, mas obviamente uns são mais eficazes do que eu outro.

O CONTATO NOS DIAS DE HOJE

Atualmente as pessoas preferem ser comunicadas por meio digital, seja por email ou mensagem no celular, ao invés de receber ligações telefônicas. E convenhamos, realmente é muito mais prático para os dois lados.

O número do telefone é interessante para três ocasiões: SMS, WhatsApp e Ligações. As mensagem de texto são uma ótima alternativa quando os servidores do WhatsApp estão indisponíveis bem no dia planejado para divulgar a sua campanha. Apesar de ter caído em desuso são igualmente funcionais e sem custo.

Mas isso não quer dizer que eventualmente sua equipe não deva fazer ligações em momentos pontuais, desde que haja um bom argumento para fazê-lo.

E o endereço de email é interessante para facilitar o envio em larga escala, de mensagens de conteúdo completo e direcionáveis para o ecommerce.

CLIENTES X LEADS

Montar uma Lista de Clientes leva um certo tempo. É preciso ter paciência para formar um cadastro com pessoas do perfil que você precisa. Além disso é um trabalho contínuo, que nunca irá parar.

A jornada de compra e as fases de vida das pessoas fazem com que elas estejam mais ou menos propensas a se interessar por seu produto. Por isso, a atração por novos potenciais clientes deve ser continuada para não saturar um pequeno grupo que não irá render novos frutos.

Mas fica aqui um alerta: não confie em listas prontas. O mais provável é que você queime a sua imagem importunando pessoas que pouco tem interesse no que a sua marca oferece. Para saber um pouco mais sobre Email Marketing, clique aqui.


Caso decida investir na compra de uma lista para prospectar possíveis novos clientes, sugiro empresas conceituadas como o Serasa Experian.

O trabalho de relacionamento e vendas por meio do cadastro de clientes é imprescindível para qualquer porte, independentemente de ser de microempreendedor ou pequeno negócio. Mais do que nunca praticar marketing é o que nos coloca em posição de concorrência frente à qualquer empresa.

Assim que sua lista for sendo montada, é muito importante separar o Cadastro de Clientes do Cadastro de Leads.

Leads são as pessoas que tem perfil e interesse no seu produto. Geralmente vêm por indicação de amigos, anúncios, links e iscas digitais. Eles estão no início da jornada de compra e precisam ser abordados com maior frequência para mudar seu status. Os Leads se tornam Clientes após a conclusão da compra.

Essa distinção é importante para oferecer vantagens e estímulos diferenciados na hora de anunciar/ofertar. Se o caso da mensagem é comum aos dois, basta enviar a todos.

DICAS

Veja como montar uma lista de clientes para lojas de roupas ou para profissionais autônomos que oferecem serviços de moda:

PRESENCIALMENTE

  • Aproveite o momento da compra e inclua/atualize os dados de contato. Caso ainda não o faça isso, está perdendo uma oportunidade preciosa de vínculo e ficando atrás da concorrência, que já está em grande vantagem. É justamente no contato pessoal que o índice de aceitação ao cadastro é maior;

  • O cadastro deve ser rápido e objetivo mas deve conter informações estratégicas que possam criar filtros para o envio de mensagens como data de aniversário, estilo, número do manequim/ sapato, além do nome completo, email e telefone;

  • Se possível, estruture um programa de fidelidade;

  • Uma prática antiga do varejo é contratar gerentes que já tenham uma carteira de clientes. Assim, já é possível movimentar o marketing por meio desses contatos;

ONLINE

  • Embora o cadastro online possa ser mais prático e cômodo para os clientes, é preciso mostrar com objetividade as vantagens de fazê-lo;

  • Estimule com benefícios exclusivos para os integrantes da Lista, como garantia de desconto diferenciado, agilidade no frete ou pré-venda restrita para os integrantes, por exemplo;

  • O formulário online deve ser ainda mais objetivo do que o presencial. Geralmente com as duas 2 principais informações, como: nome + email ou nome + telefone. Mais do que isso o índice de desistência é de cerca de 90%;

  • Divulgue em Grupos no Facebook , WhatsApp e nas suas postagens das Redes Sociais o link convidando para entrar na Lista VIP;

  • Ofereça eBooks ou materiais de interesse do seu público em troca do cadastro. A maior parte da minha Lista veio por esse meio;

  • Crie anúncio convidando para entrar no Mailing List. Muitas pessoas pensam que é jogar dinheiro fora anunciar para gerar leads, mas ter acesso as pessoas que se interessam por seu produto vale ouro! O dinheiro é investido uma única vez mas o contato é mantido pela ferramenta mais barata que existe.

ISCA DIGITAL

A Isca Digital é algo que se oferece gratuitamente, algum eBook ou qualquer outro conteúdo de valor que seja da sua expertise e que o seu cliente tem interesse em obter.

As ‘Iscas Digitais’ não são uma nova tendência tecnológica. Elas têm sido um componente essencial no arsenal dos anunciantes por décadas. Elas só mudaram do ambiente físico para o virtual.

Você dá algo de graça para as pessoas em troca de um e-mail e permissão para continuar enviando mais conteúdo. Isso acaba sendo como um catalisador para uma nova relação com esse potencial cliente.

A atração do ‘grátis’ é incrivelmente poderosa. No entanto, os usuários ainda tem que ceder as suas preciosas informações de contato. Eles não vão fazer isso por nada.


Então é preciso criar um conteúdo que realmente interesse o seu público potencial.

  • Já existem livros publicados sobre o assunto do seu eBook? O que eles tem de interessante que vale pagar mas que você poderá oferecer gratuitamente? Quais os pontos fracos da publicação que você pode melhorar?

  • Ele resolve um problema e/ou dá para o seu público algo que eles precisam?

A primeira armadilha para o criador de um eBook é ser muito vago. Por isso é importante pesquisar e planejar todo o conteúdo. Ser realmente autocrítico.

Além disso o layout do eBook criado, a capa, paginação, qualidade das imagens e até mesmo a maneira de divulgá-lo impacta diretamente nos resultados.

A má organização e apresentação prejudicam o conteúdo e a experiência geral. Imagine você fornecendo o seu e-mail e baixando um guia cheio de imagens de baixa qualidade e com diversos erros de digitação. Além do arrependimento logo vai pedir para se descadastrar.

Uma vez que os leads se inscreverem para algo gratuito, útil, relevante e de alta qualidade, você se posiciona como autoridade naquele assunto e cria uma nova relação de credibilidade com o consumidor.

Isso significa que eles vão pensar em você quando falarem sobre o assunto, precisarem de mais informações e quando estiverem prontos voltarão para comprar.

A boa notícia é que isso não é difícil de criar. Você só precisa tirar um tempo para se aprofundar sobre o que o seu público quer e sobre o que ele não quer.

Apesar de todos os resultados que o Marketing Digital traz a experiência de vivência ainda é o melhor e mais eficaz caminho para construção do relacionamento e fortalecimento de uma marca.

Vide a quantidade de eventos que o mercado de moda ainda promove todos os anos. Portanto, sempre considere a possibilidade de incluir alguns no seu Calendário Promocional.


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