Composição da imagem pessoal no marketing pessoal

Atualizado: 1 de jan.

A convite da professora Juliana Nóbrega, ontem dia 06/Outubro, a consultora Alessandra Campanha participou de uma Roda de Conversa sobre "Composição da Imagem Pessoal no Marketing Pessoal" com os alunos do curso de Gestão & Negócios do Uniceub.




Na pauta foram discutidos assuntos como:

- A importância do cuidado com a imagem pessoal;

- Personal branding;

- Moda, estilo e carreira;

- Padrões estéticos e identidade.


No decorrer da noite foram abordados vários aspectos históricos da cultura do vestuário - principalmente no ambiente de trabalho.


Juliana Nóbrega pontuou que estereótipo de roupa elegante é derivado totalmente do vestuário masculino - como calça e terno - que somente foram inseridos no guarda-roupa feminino após às lutas e conquistas da estilista francesa Coco Chanel.


Alessandra Campanha ilustrou vários exemplos de estratégia de imagem - por meio da moda. Relembrou os casos de Steve Jobs e Karl Lagerfeld e citou as recentes aparições da Lady Gaga e Karol Conka.


Steve Jobs, co-fundador da Apple, adotou o look camisa preta + jeans + tênis mesmo para os mais importantes eventos de sua carreira. Ele dizia não querer gastar tempo para escolher suas roupas. Já Karl Lagerfeld, diretor criativo da Chanel e Fendi, criou um visual icônico em branco e preto que se tornou a sua marca registrada, se tornando inclusive a logomarca da sua grife.
Lady Gaga, cantora, compositora e atriz, sempre explorou sua personalidade por meio de seu visual. Sua carreira é repleta de looks estravagantes (2016 - Met Gala/ 2016 - Grammy Awards/ 2010 - Video Music Awards)

O "vestido de carne" (feito de carne crua em 2010 para o Video Music Awards) foi um artifício estratégico e teve um significado político na luta pelo direito dos cidadãos: "Se não defendermos o que acreditamos e se não lutarmos por nossos direitos logo, teremos tantos direitos quanto a carne em nossos ossos", disse a cantora. A ainda acrescentou: "E eu não sou um pedaço de carne. A arte moderna provoca discussão e conflito. Todo mundo fala sobre isso. Bingo!", concluiu.


Criado por Franc Fernandez e Nicola Formichetti, o vestido marcou tanto a carreira da Gaga quanto o mundo da moda.

Em 2021, Lady Gaga adotou looks com cortes e referências clássicas para promover seus trabalhos: sua personagem Patrizia no filme "House Of Gucci", a parceria de jazz com Tonny Bennet e para um novo burburinho do seu sexto álbum (2020 - Chromatica) além da edição especial do projeto Born This Way. Mesmo sendo um visual com influências clássicas, a artista não deixou de explorar o seu estilo criativo e dramático.
A rapper Karol Conka mudou de visual, incluindo cabelo e vestuário, na tentativa de melhorar a sua imagem pós BBB 2021, onde bateu o recorde de rejeição do público. Para isso deixou de lado as cores neon, os maxi acessórios, as unhas longas e coloridas e explorou tons suaves, tecidos mais leves e cortes de roupas de transitam entre o romântico e clássico.

A mudança de visual realmente é uma estratégia válida e de fato funciona, mas as atitudes, comportamentos e linguagem corporal precisam ser coerentes e duradouros para conquistar a confiança do público. Esses questionamentos dos alunos foram representados com o polêmico caso da artista Karol Conka, que ainda está em vias de desdobramentos. Saiba mais sobre a história do cancelamento da artista, neste post aqui do blog.


Autoconhecimento e identidade

Também foi ressaltada a importância do autoconhecimento para a formação de um guarda-roupa versátil, aquele que transita entre vários estilos e tendências, sem perder a essência e nunca deixar de ter o toque pessoal e assinatura de estilo.


Tanto alunos quanto professores destacaram a importância da autenticidade e da personalidade no marketing pessoal.


Hoje, mais do que nunca, todo o discurso e comportamento devem estar alinhados para conquistar o objetivo: seja ele uma oportunidade de emprego ou a empatia de novos clientes.


E a revolução nos últimos anos da moda? Foram muitas e, assim como em todos os outros mercados, foi fortemente impactada e acelerada pelas mudanças de comportamento derivadas da Pandemia da Covid-19.


Nesse contexto, a moda se tornou muito mais inclusiva e permissiva, no que diz respeito à composições de peças, estampas, modelagens e acessórios.


O grande hit dos últimos três anos tem sido os mais variados tipos de tênis - frisou Alessandra - que saiu do universo esportivo e entrou com tudo nos looks casuais, e chegou reinando até no ambiente de trabalho (se o dress code da empresa/ perfil de cliente permitir, claro!). O que era totalmente impensável anos atrás. Conforto e formalidade, agora finalmente andam aliados.





Alessandra Campanha destacou que a nova fase da moda não impõem regrinhas, mas sugere novidades e novas formas de composições - e tem somente a intenção de facilitar e ajudar o consumidor a criar a sua própria identidade visual e principalmente, gerar conforto naquilo que consideramos uma segunda pele, um espelho da nossa personalidade, crenças e valores. Por isso, recomenda que todos repitam suas roupas prediletas ♻️💚♻️

 

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