Marketing digital além das redes sociais



Sabemos que o Facebook dita as regras em suas redes sociais. Muitos já tiveram suas contas bloqueadas ou anúncios reprovados sem justificativa. Além disso, as instabilidades no sistema ocasionalmente deixam empresários sem comunicação com seus clientes.


As Redes Sociais, como qualquer outro negócio, possuem ciclo de vida, com altos e baixos que podem impactar diretamente nos seus negócios.


Sem essas Redes Sociais como os clientes te encontram? Como você se relaciona com eles? Como apresenta seu produto?


Por questões como essas é que levanto a pergunta: Você construiria a sua casa em terreno alugado?


O mesmo raciocínio se aplica ao marketing. Por isso a Presença Digital deve ser pensada como um todo. Sua marca deve estar em vários ambientes. Já diz o ditado "Nunca coloque todos os ovos na mesma cesta".


PRÓS E CONTRAS

Isso não quer dizer que sou contra as Redes Sociais, em hipótese alguma, elas são ótimas aliadas no relacionamento e nas vendas. No entanto, não recomendo que invista todos seus esforços apenas nelas, como a grande maioria dos lojistas fazem.


Estamos todos suscetíveis às regras do Grupo Facebook, por isso o mais inteligente é ter uma Presença Digital ampla que permita que os clientes nos encontrem facilmente, onde quer que eles estejam navegando.


É fato que existem temporadas que daremos maior atenção aos canais que estão inseridos na rotina e trazendo maior resultado, mas uma vez que ele saia do ar, é imprescindível que já existam outras estruturas no Marketing Digital, assim no momento da migração os esforços e o impacto serão surpreendentemente menor.


Se tem um terreno digital que é de propriedade nossa, é o website. Uma vez que adquirimos o nosso domínio próprio (endereço personalizado com.br) e hospedamos o site, lá podemos construir seguramente nosso negócio. Os modismo das Redes Sociais poderão ir e vir mas o ponto digital da marca fica garantido.


MARKETING DIGITAL

Lembrando que Marketing Digital significa ter boas práticas na web, que inclui desde Pesquisas nos mecanismos de busca, Website institucional e/ou Ecommerce, Blog, SEO, participação em Marketplaces estratégicos (como Amazon ou Mercado Livre), Instagram, Facebook, WhatsApp, Pinterest, YouTube, Email Marketing e outros canais que seu público esteja usando.


Cada um desses canais de Marketing Digital tem uma estratégia diferente. Não adianta copiar/colar para somente estar lá, cada um tem a sua própria linguagem.


Provavelmente já percebeu o que funciona no Instagram não necessariamente funciona no Facebook. Isso acontece com todos os ambientes digitais. Cada um deve ser trabalhado isoladamente. Portanto, crie um por vez, e o faça da melhor maneira possível.


Entre os canais imprescindíveis de Marketing Digital recomendo manter ativo o quarteto: Website, Instagram, WhatsApp e Email Marketing (2 alugados + 2 próprios). Essa no momento é a estratégia digital mais interessante para lojas roupas e/ou acessórios.


ORGÂNICO X PATROCINADO

Por conta do crescimento das Redes Sociais e do aumento da participação das empresas no ambiente digital, o retorno orgânico (espontâneo e gratuito) atualmente é quase nulo.


Por muito tempo o orgânico funcionou e o mercado ficou relutante ao investimento. Mas o cenário mudou e isso requer uma nova mentalidade empreendedora.


Para garantir a visibilidade hoje é necessário dois caminhos: investir esforços no conteúdo de Blog e em Anúncios Patrocinados.


O conteúdo de Blog deve ser abastecido com textos explicativos dos seus produtos, serviços, diferenciais e com assuntos de interesse da sua audiência. É a partir do Blog que as pessoas te encontram espontaneamente por meio de pesquisas.


Já se a intenção é reconhecimento de marca, ofertar um estoque parado ou promover o lançamento de uma coleção, por exemplo, o indicado são os Anúncios Patrocinados, tanto no Instagram/ Facebook quanto no Google.


O mais bacana dos anúncios digitais é que eles tem preço muito mais acessível quando comparado à versão impressa e ainda podem ser monitorados para avaliarmos os resultados. Essa dinâmica nos permite visualizar o que não funciona e alterar a estratégia.


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