Marketing pessoal nas redes sociais



Muito tem se falado sobre personal branding (ou marketing pessoal).

Depois do advento dos reality shows, blogs e, principalmente, com a popularização das mídias sociais, o conceito de personal branding ganhou um espaço importante na vida das pessoas.


A verdade é que os processos de auto divulgação sempre estiveram presente nas nossas vidas de uma maneira ou de outra. Mas parecia que ficava restrito a celebridades.


Como o nome não deixa muita margem para dúvidas, marketing pessoal é relativo à maneira como você se vende. Ele diz respeito à construção de uma marca pessoal forte o bastante para diferencia-lo de outras pessoas.


Atualmente, até as posições tomadas e opiniões no mundo virtual são determinantes impulsionar negócios, trabalho, carreira e diversas outras realizações. Ou o contrário, levar à má reputação. O "tribunal das redes sociais" está aí firme, forte e atuante.


Por isso, com a facilidade das pesquisam via internet, se tornou essencial criar uma boa marca pessoal. Construir uma imagem positiva abre portas para grandes oportunidades profissionais. E é aí que a moda entra como uma forte aliada.


Na era digital, qual seu plano de marketing pessoal?

Pesquisas já mostraram que setores de RH e empresários sempre visitam os perfis nas redes sociais dos prestadores de serviço ou candidatos a vagas de emprego. E que comunidades como Odeio Acordar Cedo, Odeio Meu Chefe, negativam a imagem de muita gente na hora de ser contratado.


Se você tem um currículo maravilhoso mas suas posturas nas mídias sociais não estiverem alinhadas com a sua personalidade profissional, isso certamente irá te atrapalhar na hora de conseguir clientes ou um bom emprego.


O LinkedIn, por exemplo, tem um objetivo bem claro. Te aproximar de pessoas da sua área, se manter visto e propagar as suas habilidades profissionais.


Por isso uma estratégia de marketing pessoal precisa ser bem focada e sincera. E acredito que nem preciso dizer aqui que não vale mentir, afinal na prática a sua mentira pode cair.


O marketing pessoal nas redes sociais deve ser encarado com seriedade!


Faça da moda uma aliada do seu marketing pessoal

A forma como você se veste, a sua maquiagem e os acessórios que usa fazem parte do seu marketing pessoal. Mesmo quem não trabalha em grandes empresas precisa tomar muito cuidado com o que vai vestir.


O gosto pessoal ao vestir-se deve ser adaptado ao estilo da sua empresa/marca, porque o profissional representa a imagem da corporação, principalmente nos departamentos que mantém o contato direto com os clientes.


Dessa forma, é importante que o guarda-roupa combine com o cargo e com a personalidade da empresa.


Se você for muito fashion vai parecer uma pessoa superficial. Mas se for muito conservador, vai parecer desatualizado.

O segredo é encontrar o equilíbrio entre o seu estilo pessoal e a imagem que se pretende passar.

A pessoa deve levar em conta que não veste apenas para si, mas também para seu o cliente e para o mercado de trabalho.


Pode parecer discriminação, mas vivemos em uma sociedade que valoriza muito a imagem pessoal. Além disso, apresentar-se bem demostra inteligência emocional, administração do tempo e até mesmo consideração com quem estamos tratando.


Ao se sentir bem-vestida e adequada à ocasião, a pessoa dá um passo importante na valorização de seu cargo e no cuidado de sua carreira. Além de fortalecer outros sentimentos, como autoestima e autoconfiança, características imprescindíveis a um profissional de sucesso.


O que é estilo?

A maioria pode argumentar que é muito difícil e não tem tempo para pensar no assunto. Ou que já tentou várias vezes e nunca deu certo. Ou ainda que seu guarda-roupa está cheio, lotado de roupas, mas nenhuma delas realmente “tem a sua cara”.


Ter estilo, para você, muitas vezes é um enigma. E custa caro. Por isso vou tentar mudar um pouco essa percepção de moda que cerca a sua vida e o seu guarda-roupa de trabalho. Hoje em dia o serviço de consultoria de imagem é tão mais acessível que pode ser realizado até mesmo por videochamada.


Saiba que toda pessoa tem um estilo pessoal baseado em sua história de vida, profissão, idade, local onde mora, biotipo e hobby.


O estilo pessoal reflete na roupa as mudanças que se passam em nossas vidas. Ele não é estático e deve, inclusive, ser estratégico.

Dicas para a formação de um estilo pessoal:

- Conhecer o próprio corpo é o primeiro passo para ter um estilo;

- O espelho é o seu verdadeiro amigo no julgamento do seu visual. Apesar de não falar, ele não esconde nada;

- Os acessórios são grandes aliados na hora de desenvolver um estilo. Eles expressam um pouco da personalidade de quem o usa. Nunca devem competir ou atrair mais atenção do que o conjunto.


O que fazer para qualificar a sua imagem pessoal?

Ter o apoio de uma consultora de imagem, corta caminho e adianta bastante esse processo. Isso porque faremos um trabalho de reconhecimento do seu estilo pessoal e iremos explorar isso de maneira prática e profissional.


Atualmente ter uma boa foto de perfil profissional, é o primeiro e mais básico passo para ajudar a construir a sua imagem nas redes sociais. Uma simples selfie definitivamente não substitui!


Atualmente website de prestação de serviço, catálogo digital de serviços, ebook e outros infoprodutos sempre necessitam de uma página dedicada à apresentação pessoal. E é aí que a sua foto vai contar muitos pontos para causar empatia com a sua audiência.


Como funciona o serviço de marketing pessoal?

Antes de chegarmos em uma sessão de fotos ou vídeo, é preciso seguir algumas etapas:

  1. Por meio de uma Reunião Virtual, o cliente informa sua intenção de uso das imagens e apresenta as peças integrantes do seu próprio guarda-roupa;

  2. Caso não tenha as peças necessárias receberá instruções de Personal Shopper;

  3. Após definido os objetivos, o cliente receberá um Planejamento de Styling;

  4. A consultora montará 3 looks completos;

  5. Após acertados os looks, haverá a definição da locação (studio ou externa) e do cabelo/ maquiagem (que podem ser os mesmos ou diferentes);

  6. A intenção das fotos institucionais é criar uma imagem pessoal que possa durar pelos próximos 5 anos;

  7. O serviço de marketing pessoal inclui uma Reunião Virtual de briefing, (visita em domicílio - se necessário) e uma diária de 4h para acompanhamento da sessão e direção de cena;

  8. As imagens poderão ser usadas em publi posts, perfis de redes sociais profissionais, curriculum vitae e como biografia profissional em websites.


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