Melhore a experiência no seu delivery de moda

Atualizado: Fev 23

Comprar online já virou hábito. No entanto, nem todos vivenciam uma boa experiência no ambiente digital. Isso engloba desde a navegação no ambiente de venda até as alternativas que serão oferecidas caso o produto não seja conforme o esperado.


Conheça 10 etapas que os empresários devem dedicar atenção para que as vendas online sejam crescente.


Site

  • Ter um site completo em informações sobre o produto é básico. Fornecer fotos de vários ângulos em um modelo profissional, fotos em still, Provador Virtual (serviço vendido à parte por empresas especializadas) e uma Tabela de Medidas é a primeira preocupação quando se trata de mercadorias de vestuário;

  • Tenha uma venda integrada com o rastreamento da mercadoria. Isso confere credibilidade;

  • Recomendo fortemente que invista em um site preparado para ecommerce de moda que facilite a navegação para o cliente e também facilite o seu gerenciamento das informações de vendas e finanças.


Atendimento humano

  • Dúvidas são recorrentes durante qualquer tipo de venda: produto ou serviço. Dê suporte ao cliente e apoio no momento de venda como se estivesse presencialmente;

  • Ofereça atendimento por chat ou outra forma de comunicação instantânea. Esteja disponível para tirar toda e qualquer dúvida do cliente;

  • Atualmente o cliente espera um retorno quase que de imediato. Essa atenção aumenta consideravelmente as suas chances de venda;

  • Quanto mais rápida e explicativa for a conversa, mais fácil será a conversão em venda.


Redes Sociais

  • Tenha Redes Sociais como apoio à sua Vitrine Virtual, mas não faça dela seu único meio de venda. De fato as Redes Sociais contribuem para as vendas mas é uma metodologia quase manual, salvo se ela estiver integrada ao seu site (Instagram Shopping, por exemplo). Uma empresa realmente focada no crescimento irá investir em um ecommerce bem feito e estruturado.


Marketplace

  • O marketplace é um ecommerce mediado por uma grande empresa com experiência e credibilidade no mercado. Nele vários lojistas se inscrevem e vendem seus produtos. Essa loja virtual funciona de forma que o cliente pode realizar em um único site a compra de diferentes varejistas, pagando tudo junto, em um só carrinho;

  • O marketplace é um modelo de negócio utilizado tanto por empresas que possuem um ecommerce já consolidado quanto por vendedores que ainda buscam estabelecer sua marca;

  • São canais de vendas paralelos e simultâneos;

  • Para comercializar suas mercadorias no marketplace é preciso e cadastrar na plataforma e pagar uma taxa, como se fosse um shopping center digital;

  • Principalmente para o empreendedor que não tem experiência em ecommerce e que está começando a vender online, o marketplace é um bom caminho de divulgação e aprendizado.


Check Out

A taxa média de abandono do carrinho de compra no Brasil é de 82%. Um dos motivos é por mera pesquisa de preços e produtos. O outro por questões técnicas.

  • As questões técnicas são várias mas a complexidade da finalização do carrinho, que solicita um número assombroso de informações e deixa os clientes cheios de dúvidas;

  • Facilite o checkout e peça apenas informações que serão realmente utilizadas para a entrega e processamento de pagamento. Isso afeta diretamente a taxas de conversão de vendas.


Embalagem

  • Cuide da proteção e organização das suas mercadorias dentro da embalagem. Se possível adote a identidade visual no plástico, papel de seda e no interior da caixa, já que o lado externo é padrão;

  • Confira os Reviews em sites e marketplaces, geralmente as pessoas comentam bastante sobre a proteção da mercadoria e elogiam a data da entrega antes do prazo estipulado.


Entrega

  • Escolha e faça parceria com empresas de logística confiáveis ou apps de venda. Procure quem possa agregar serviços à sua venda como prazos ágeis e comunicados de rastreio.


Pós Vendas

  • Ofereça comunicados de Status do Pedido via SMS ou Email. Isso traz tranquilidade e confiança para o cliente;

  • Ofereça opções caso o cliente não goste da mercadoria. O artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor garante o direito de arrependimento pela compra. Amparado na lei, o comprador pode pedir a troca ou a devolução da mercadoria em sete dias, sem justificar os motivos nem sofrer penalidade;

  • Mercadorias de moda são especialmente suscetíveis à essa condição porque os tamanhos não são padronizados e o caimento varia de acordo com a silhueta corporal;


Consultoria de Estilo

  • Um dos grandes dilemas do consumidor é Como Usar ou Como Combinar uma peça. Compor um look completo é oferecer uma solução para o problema do cliente. É também um diferencial que sua loja pode ter frente à concorrência;

  • Parte desse serviço pode ser oferecido pelo algoritmo do seu site;

  • Outra parte pode ser humanizada e oferecida para clientes selecionados;

  • Compor um look com mercadorias da sua loja com as outras peças que o cliente já tem no guarda-roupa é o pulo do gato;

  • Mas sabemos que poucas vendedoras tem a habilidade de sugerir composições de roupas que sejam do estilo do cliente. Uma alternativa é oferece esse serviço especializado para seus clientes - de longo tempo e ou de alto valor de compra - realizado por uma Consultora de Estilo;

  • A Consultora de Estilo poderá ser paga por atendimento avulso ou pacote;

  • A profissional tem a expertise para - em uma única sessão - entender as necessidades do cliente e conhecer as peças já existentes no guarda-roupa por vídeo;

  • Esse tipo de serviço cria fidelidade e reduz significativamente o índice de troca ou devolução de mercadoria;

  • Atualmente, já tornou-se hábito Reuniões Virtuais informais. Assim fica mais fácil do cliente aceitar esse tipo atendimento nessa modalidade.


Malinha

É uma modalidade de vendas antiga que ganhou força em 2020 durante a Pandemia do Coronavirus.

  • Consiste em conhecer as preferências do seu cliente e enviar para a casa dele algumas mercadorias selecionadas em um dia a ser combinado;

  • A taxa média de conversão é de 80%. Isso porque essa modalidade elimina a procura de roupas nas araras, o "tempo de provador" e além disso o cliente se sente mais à vontade em experimentar as peças em local confortável e horário oportuno.

  • Assim como a Consultora pode atender de maneira virtual o seu cliente, ela também pode fazer um atendimento híbrido: fazendo previamente a seleção das mercadorias que serão enviadas para a casa da cliente e em um segundo momento trocando ideias e dando orientações durante a experimentação de cada uma das peças.

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