Nike impulsiona a expansão em pequenos formatos com a nova loja Nike Live em Oregon

Atualizado: Fev 23


Resumo: Postado via Instagram

Nike Live Concept tem a intenção de aproximar a relação entre vendedores e consumidores e criar uma experiência premium.


Essa decisão foi tomada depois de estudarem uma loja piloto em Melbourne (Australia). Lá os clientes disseram que apesar de adorarem o site, eles também querem conexão humana.


Isso não afeta em nada os investimentos no ambiente digital. Muito pelo contrário. A intenção é aprimorar cada vez mais as informações do digital, sair de marketplaces e gerar um ambiente de venda direto por seus próprios meios.


O comportamento pós Pandemia mostrou que a união do digital com a vivência do presencial reforçam a marca e as vendas. Por isso, as lojas receberão novos produtos a cada 2 semanas pensadas para os gostos daquela comunidade, criarão atividades esportivas com parceiros locais e manterão o sistema de retirada de compras feitas online.

A Nike permanece clara em suas prioridades de liderança em lojas digitais e próprias, incluindo foco em conceitos de loja como a Nike Live, testado pela primeira vez em 2018. As lojas de bairro enfatizam a localização e a comunidade, adaptando os elementos de variedade, design e envolvimento da comunidade de acordo com o que os clientes da região mais desejam.


Em Eugene, variedades de novos produtos serão lançados a cada três semanas, e a loja também oferecerá uma seleção de mercadorias em parceria com Universidade de Oregon. A área de boas-vindas servirá como ponto de encontro para grupos de corrida e outros atletas se reunirem "quando for seguro", disse a empresa. Os lançamentos e as escolhas dos funcionários serão apresentadas na frente da loja, e ela construirá relacionamentos com organizações locais que incentivam as crianças a serem ativas.


No entanto, assim como acontece com as outras lojas Nike Live, grande parte do foco está em oferecer serviços habilitados digitalmente que combinem com o aplicativo para tornar a assinatura mais atraente. Uma máquina de venda automática digital batizada de "Unlock Box", que permite aos membros resgatar produtos e presentes gratuitos, será um recurso dessa loja, assim como em outras. Os clientes também poderão enviar mensagens aos associados da loja para saber sobre a disponibilidade do produto, recomendações e ofertas atuais.


Com a dependência cada vez maior do consumidor de comprar no digital, a Nike aproveitou o ano passado para acelerar também sua estratégia com foco digital. A peça-chave de sua estratégia do Consumer Direct é enfatizar as lojas independentes da Nike, incluindo a Nike Live e a House of Innovation, bem como o negócio digital da empresa, e um movimento simultâneo de afastamento do atacado.


Na verdade, um relatório alguns meses após o anúncio da próxima fase da estratégia sugeria que a Nike havia agido rapidamente para fechar certas contas no atacado.

"A pandemia global deixou claro que o comportamento do consumidor está mudando rapidamente, oferecendo a oportunidade de acelerar o ritmo de nossa transformação", disse o CEO John Donahoe em uma teleconferência em junho sobre a estratégia. "Nos últimos anos, mudamos de um modelo baseado na distribuição no atacado para investir em um modelo que ofereça aos nossos consumidores uma experiência de compra premium."

As mudanças vieram com demissões seguidas de um novo conceito de loja apenas um mês após o anúncio.


Conforme o varejista de artigos esportivos avança na criação de seu ecossistema de lojas habilitadas digitalmente, também está se beneficiando dos recursos de envio da loja na nova loja Nike Live, disse a empresa.


Esses tipos de recursos on-line para off-line são o foco para o varejista continuar a expandir. O diretor financeiro Matt Friend disse em uma teleconferência de resultados em dezembro que a empresa planeja abrir 30 lojas nos próximos dois trimestres.


Fonte: Site Retail Dive, em 22/ Jan/ 2021

Por Cara Salpini

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