O que é identidade visual e como aplicar em uma loja de roupa

Atualizado: 13 de Set de 2019


O Manual de Aplicação da Marca é a ferramenta mais prática e importante para garantir a identidade visual de qualquer loja de roupa

Para uma marca ser reconhecida como grife ela precisa ser pensada em todos os detalhes. Começando por uma boa logomarca, que deve te representar e ser atrativa para o seu público.


A boa logomarca é aquela que por instinto já consegue passar algumas informações: se é uma marca jovem, sofisticada, tradicional, qual o ramo de atuação... Ela pode conter apenas lettering, como o caso da Tiffany & Co, ou pode ser composta por fonte + ícone, como é o caso da maioria das marcas.


Logomarca é a representação gráfica e escrita de um negócio empresarial. A identidade visual é uma derivação da logomarca. É o ícone, cores, formas, fontes e padrão de aplicação que irão reafirmar as características do seu negócio e te distinguir dos concorrentes.


A marca de um negócio também é um patrimônio da empresa, intangível mas é. Imagine comprar uma empresa com uma marca que ninguém conhece. Agora imagine a diferença no preço de venda desse mesmo negócio se ela tiver uma marca conhecida e confiável no mercado. É aí que entra o valor intangível da marca.


Ainda que um empreendimento seja de pequeno porte, que existam poucas peças impressas e uma pequena presença digital, todas elas devem estar alinhadas para que quando alguém tenha contato - com qualquer peça de comunicação -, o reconhecimento seja claro e imediato.


Por isso é tão importante investir ao longo do tempo e cuidar para que sua aplicação seja correta em todas as peças. Desde uma pequena etiqueta até um outdoor tudo precisa receber a mesma atenção e ter o mesmo cuidado na aplicação das diretrizes da identidade visual: cartão de visita, cabide, sacola, etiqueta, tag de roupa, adesivo de vitrine, embalagem de presente, embalagem de delivery, uniforme da equipe de vendas, catálogo digital, post em redes sociais, site, video e por aí vai...


Não adianta ter uma logomarca com design lindo se ela não está aplicada em materiais igualmente lindos. É perda de dinheiro e no mínimo incoerente. Uma coisa acaba contradizendo a outra.

Todo esse cuidado com a aplicação da marca e investimento recorrente em divulgação é o grande diferencial de uma franquia, isso que a torna desejável por consumidores e empresários. E esse trabalho pode ser realizado em qualquer loja de roupa por uma agência de marketing de moda. Seja uma confecção, multimarca, quiosque de moda ou uma lojinha virtual, já existente ou com um projeto começando do zero.


MANUAL DE APLICAÇÃO DA MARCA

Quando uma logomarca é criada é muito importante que se solicite o Manual de Aplicação da Marca. Ele é um material opcional mas de extrema importância. Isso porque quando a coordenação do marketing vai passando pela mão de vários profissionais é possível que ocorra perda de identidade no meio do caminho.


É no Manual que ficam estabelecidas as diretrizes. O conceito da marca, suas medidas, as cores oficiais (muitas vezes usadas na decoração do ambiente de loja), forma de aplicação da logo na vertical, horizontal, versão em preto/branco, colorido e suas variações em cores sólidas (quando a marca usa degradê ou cor metálica, por exemplo), o nome das fontes usadas, o padrão de arte para o cartão de visita, cabide, sacola, site e tudo mais. Em resumo, o Manual funciona como uma "certidão de nascimento" da marca, onde todas as informações básicas e necessárias estão citadas.


Uma vez que a identidade visual foi estabelecida e documentada, não tem erro. Basta seguir as regras e replicar nas peças impressas e digitais. Essa constância estética traz confiança, profissionalismo e reforça a marca na memória do cliente, principalmente no ambiente digital, onde somos abordados diariamente por uma enxurrada de informações. E nessa enxurrada temos cerca de três segundos para atrair a atenção e nos fazer ser lembrados. Então, mais do que nunca, temos que realizar um bom trabalho para não sermos mais um.


Aqui na Campanha Consultoria além do Manual de Aplicação da Marca personalizado apresentamos o mockup (simulação virtual) para aprovação de todas as peças, tanto impressas quanto digitais.


Mockup Manual de Aplicação da Logomarca e Identidade Visual - cliente Gray House

Mockup do Cartão de Visita - cliente Isabella Cazale Store

Mockup da sacola grande - cliente Isabella Cazale Store

Mockup do cabide - cliente Isabella Cazale Store

Mockup da necessarie para brinde - cliente NA PONTINHA DO PÉ

Por isso a logomarca + a identidade visual é o combo que marca a sua marca. Juntos eles funcionam muito melhor do que somente uma logomarca aplicada de qualquer maneira. A Neurociência nos mostra que poucos elementos são suficientes para nos fazer reconhecer uma marca. O cérebro capta as cores e fontes padrão e faz com que lembremos de uma marca mesmo que não tenhamos total consciência de tê-la visto.


Se você está decidida a trabalhar a sua identidade visual conte com uma profissional que ofereça um contato próximo, durante as várias etapas de criação. Acompanhe e aprove tudo online com muita praticidade.

Quando se tem uma logomarca que te representa, ela é aplicada de todas as maneiras possíveis.

Para conhecer as reais necessidades da sua empresa, agende aqui gratuitamente uma reunião virtual comigo e ganhe uma Sessão Online Gratuita de Estratégia. Assim você poderá entender melhor como posso ajudar e os próximos passos para garantir que sua loja tenha uma história de sucesso.


Para saber sobre como a Sua Loja Pode Ter Cara de Franquia, clique aqui;

Para saber sobre Ecommerce de Moda, clique aqui;

Para saber sobre Reforma de Marketing, clique aqui;

Para saber sobre Enxoval de Marca, clique aqui;

Para saber sobre Treinamento de Vendas e Atendimento, clique aqui;

Para saber sobre Produção de Moda e Styling, clique aqui;

Para baixar a Proposta com a descrição dos serviços e os preços, clique aqui.


....

Leia outros posts com as mesmas marcações de hashtags:

#branding #marketingdemoda #varejodemoda

32 visualizações0 comentário

campanha - marketing e moda

A primeira agência brasiliense de marketing especializada em moda

© 2003 ~ 2021 | Brasília - DF, Brasil

(61) 99976-2601 | alessandra@campanhaconsultoria.com.br