Planejamento e calendario promocional


Chega de apagar incêndio dia após dia... Isso só gera stress à você, sua equipe e geralmente não traz os resultados esperados.


Para eliminar esse problema, o planejamento de marketing deve ser feito no mínimo, no pior das hipóteses, com 3 meses de antecedência.


Na verdade, o ideal é iniciarmos cada ano com um calendário pré-elaborado, e que ao longo dos meses - com as oportunidades que vão aparecendo -, as ações sejam apenas adequadas.


O que é calendario promocional?

É um documento que mapeia todas as datas comemorativas do varejo que são relevantes e que trazem oportunidades para o seu negócio.


Com o pensamento à frente, as surpresas serão evitadas e sua comunicação estará em sintonia com os períodos de vendas. Isso afeta o planejamento do estoque, o tempo de antecedência para a criação das campanhas de marketing e divulgação no ponto de venda e no online, preparação da equipe, treinamento dos funcionários e quaisquer outras ações que possam incentivar as vendas no comércio.

Como criar um calendario de marketing?

  1. Pesquise as datas tradicionais do seu ramo de atuação;

  2. Selecione as datas mais interessantes para o seu negócio;

  3. Analise as experiências de anos anteriores (o que foi positivo ou não);

  4. Para cada data, idealize as ações do seu planejamento (visual merchandising, treinamento, evento, marketing digital...);

  5. Detalhe as ideias para cada tipo de ação;

  6. Depois de criar seu conjunto de ações ideais, faça um filtro do que é possível e do que pode ser conseguido com captação de verba ou parcerias;

  7. Coloque as datas e suas respectivas ações por ordem de prioridade;

  8. Faça uma estimativa de custos preliminar;

  9. Comece a traçar caminhos para chegar aos seus objetivos de acordo com as prioridades.

O calendário é uma ferramenta de gestão dentro de um planejamento maior. Cada data irá requerer um plano de marketing que poderá ou não estar linkado à outra ação.

Com um bom planejamento, é possível ter tempo para realizar até as metas mais difíceis! Visualizando um projeto ordenado, fica muito mais fácil enxergar as necessidades e conseguir parcerias para aumentar o resultado desejado.

Planejamento & Moda

Já sabemos que planejamento é habitual para quem trabalha com moda. Todo estilista/marca trabalha com uma ou duas coleções de antecedência visto que são necessários vários meses de trabalho entre a criação e a chegada do produto nas araras.

Portanto, planejamento é um exercício comum aos profissionais de moda. Certo?

Nem tanto. Porque de repente alguém se surpreende que o Dia das Mães já está em cima?!?

Com um calendário de marketing, a agenda fica preparada para investir nas datas mais relevantes e reservar (ou até mesmo captar) a verba necessária para cada campanha, seja ela institucional ou promocional, impressa ou digital.

Na verdade o plano de marketing não tem fim, porque ele precisa ser revisado, refeito e atualizado de acordo com os acontecimentos do macro e micro ambiente e até das oportunidades que aparecem ao longo do caminho.


Se você quer se organizar e colocar sua empresa rumo ao sucesso, solicite uma proposta. Vamos juntos planejar seu calendário promocional?


Para conhecer as reais necessidades da sua empresa, aproveite e agende agora mesmo uma Sessão Online Gratuita de Estratégia comigo. Assim você poderá entender melhor como posso te ajudar e os próximos passos para garantir que sua loja tenha uma história de sucesso.


Baixe agora mesmo ~ gratuitamente ~ o seu calendario por meio desse link aqui.


Para saber sobre como a Sua Loja Pode Ter Cara de Franquia, clique aqui;

Para saber sobre Logomarca e Identidade Visual, clique aqui;

Para saber sobre Enxoval de Marca, clique aqui;

Para saber sobre Marketing Digital, clique aqui;

Para saber sobre Lista de Clientes, clique aqui;

Para saber sobre Produção e Styling, clique aqui;

Para saber sobre Treinamento de Atendimento e Vendas, clique aqui;

Para baixar a Proposta Detalhada com a descrição dos serviços e os preços, clique aqui.


....

Leia outros posts com as mesmas marcações de hashtags:

#marketingdigital #marketingdemoda #varejodemoda

4 visualizações0 comentário

campanha - marketing e moda

A primeira agência brasiliense de marketing especializada em moda

© 2003 ~ 2021 | Brasília - DF, Brasil

(61) 99976-2601 | alessandra@campanhaconsultoria.com.br