Reforma de marketing

Imagine que um arquiteto irá passar por sua casa para deixá-la atrativa e funcional. Depois da fase de levantamento das necessidades, vem a reforma, a pintura e por fim os acessórios de decoração. Isso leva tempo e investimento, mas ao final sempre sabemos que vale a pena.
Fases muito semelhantes acontecem em um negócio. Independentemente do porte ou tipo, a metodologia é mesma: seja ele pequeno ou grande, físico ou virtual, produto ou serviço.
Talvez seu negócio já tenha anos de mercado mas o que um dia foi um sucesso hoje já não traz os mesmos resultados.
Algumas vezes revitalizar a logomarca com um design mais contemporâneo, investir em alguns anúncios ou repaginar o ambiente de loja seja o suficiente para colocar a sua loja de volta aos trilhos.
Outra vezes será necessário revisar todo o modelo de negócio para saber se ele se adapta às novas exigências do mercado, cada vez mais competitivo.
A Reforma de Marketing pode ser pontual ou pode ser daquelas "derruba tudo e vamos começar do zero".
De qualquer maneira, o indicado é que a cada 2 anos sua loja passe por uma revisão crítica completa para modernizar tudo o que for necessário.
Mas antes de tomar atitudes drásticas, é necessário avaliar individualmente as várias áreas do marketing:
logomarca
enxoval da marca
ambiente de loja
exposição de mercadorias
vitrine
fachada de loja
atendimento e vendas
mix de produtos
perfil de clientes
tráfego e acessibilidade do ponto
divulgação impressa e digital
comunicação e relacionamento com clientes
eventos
presença digital (redes sociais, site e pesquisa)
vitrine virtual
vendas à distância
e por aí vai...
Fazer o Diagnóstico do Negócio requer dedicação e principalmente honestidade. Muitas vezes o lojista tem a intenção de mudar mas ainda não está preparado porque tem um forte vínculo emocional. Para receber gratuitamente a Avaliação da Presença Digital, clique aqui.
Já vi isso ocorrer várias vezes. Fica tão apegado ao que criou que tem dificuldades de verdadeiramente se abrir e repaginar a loja em suas necessidades.
Diferentemente do que se imagina, não é o ambiente o primeiro item a precisar do makeover mas sim os aspectos da administração/ gestão, que também fazem parte da estratégia de uma marca.
Confira como algumas questões estratégicas que precisam ser avaliadas:
ESTOQUE
O mix de produto está funcionando? Quais peças costumam ter rápida saída e quais peças costumam encalhar no estoque?
O mix de produto possui peças básicas, atemporais para facilitar a combinação e impulsionar vendas extras?
ATENDIMENTO
A equipe está treinada para tirar dúvidas sobre todos os itens da coleção?
VISUAL MERCHANDISING
Os produtos estão corretamente organizados, acessíveis ao cliente e bem expostos no interior da loja?
Novidades e Ofertas estão sinalizados?
A vitrine contribui com as vendas?
ECOMMERCE
Site próprio e/ou vitrines virtuais nas redes sociais?
Os canais de vendas estão preparados para facilitar a decisão de compra e agilizar o pagamento?
Existe opções para a forma e prazo de entrega?
Quais as garantias oferecidas que geram confiança na primeira compra?
REDES SOCIAIS
O conteúdo é diversificado e está alinhado com o perfil do público?
Os produtos estão bem expostos nas fotos e descrição de texto?
O atendimento virtual é ágil e solícito?
Por isso é tão importante que o lojista esteja realmente disposto a reformar o seu marketing e que procure por alguém experiente para fazer essa avaliação. Amigos e parentes por mais dispostos que estejam a lhe ajudar nem sempre têm a visão necessária para apontar os pontos críticos.
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