Reforma de marketing


Desde o retoque na logomarca até a reforma geral nas estratégias da loja, com os serviços de marketing de moda da Campanha Consultoria é possível ter a loja que você sempre sonhou.

Imagine que um arquiteto irá passar por sua casa para deixá-la atrativa e funcional. Depois da fase de levantamento das necessidades, vem a reforma, a pintura e por fim os acessórios de decoração. Isso leva tempo e investimento, mas ao final sempre sabemos que vale a pena.


Fases muito semelhantes acontecem em um negócio. Independentemente do porte ou tipo, a metodologia é mesma: seja ele pequeno ou grande, físico ou virtual, produto ou serviço.

Talvez seu negócio já tenha anos de mercado mas o que um dia foi um sucesso hoje já não traz os mesmos resultados.

Algumas vezes revitalizar a logomarca com um design mais contemporâneo, investir em alguns anúncios ou repaginar o ambiente de loja seja o suficiente para colocar a sua loja de volta aos trilhos.

Outra vezes será necessário revisar todo o modelo de negócio para saber se ele se adapta às novas exigências do mercado, cada vez mais competitivo.

A Reforma de Marketing pode ser pontual ou pode ser daquelas "derruba tudo e vamos começar do zero".


De qualquer maneira, o indicado é que a cada 2 anos sua loja passe por uma revisão crítica completa para modernizar tudo o que for necessário.

Mas antes de tomar atitudes drásticas, é necessário avaliar individualmente as várias áreas do marketing:

  • logomarca

  • enxoval da marca

  • ambiente de loja

  • exposição de mercadorias

  • vitrine

  • fachada de loja

  • atendimento e vendas

  • mix de produtos

  • perfil de clientes

  • tráfego e acessibilidade do ponto

  • divulgação impressa e digital

  • comunicação e relacionamento com clientes

  • eventos

  • presença digital (redes sociais, site e pesquisa)

  • vitrine virtual

  • vendas à distância

  • e por aí vai...

Fazer o Diagnóstico do Negócio requer dedicação e principalmente honestidade. Muitas vezes o lojista tem a intenção de mudar mas ainda não está preparado porque tem um forte vínculo emocional. Para receber gratuitamente a Avaliação da Presença Digital, clique aqui.

Já vi isso ocorrer várias vezes. Fica tão apegado ao que criou que tem dificuldades de verdadeiramente se abrir e repaginar a loja em suas necessidades.

Diferentemente do que se imagina, não é o ambiente o primeiro item a precisar do makeover mas sim os aspectos da administração/ gestão, que também fazem parte da estratégia de uma marca.

Confira como algumas questões estratégicas que precisam ser avaliadas:

ESTOQUE

  • O mix de produto está funcionando? Quais peças costumam ter rápida saída e quais peças costumam encalhar no estoque?

  • O mix de produto possui peças básicas, atemporais para facilitar a combinação e impulsionar vendas extras?

ATENDIMENTO

  • A equipe está treinada para tirar dúvidas sobre todos os itens da coleção?

VISUAL MERCHANDISING

  • Os produtos estão corretamente organizados, acessíveis ao cliente e bem expostos no interior da loja?

  • Novidades e Ofertas estão sinalizados?

  • A vitrine contribui com as vendas?

ECOMMERCE

  • Site próprio e/ou vitrines virtuais nas redes sociais?

  • Os canais de vendas estão preparados para facilitar a decisão de compra e agilizar o pagamento?

  • Existe opções para a forma e prazo de entrega?

  • Quais as garantias oferecidas que geram confiança na primeira compra?

REDES SOCIAIS

  • O conteúdo é diversificado e está alinhado com o perfil do público?

  • Os produtos estão bem expostos nas fotos e descrição de texto?

  • O atendimento virtual é ágil e solícito?

Por isso é tão importante que o lojista esteja realmente disposto a reformar o seu marketing e que procure por alguém experiente para fazer essa avaliação. Amigos e parentes por mais dispostos que estejam a lhe ajudar nem sempre têm a visão necessária para apontar os pontos críticos.

Para conhecer as reais necessidades da sua empresa, aproveite e agende agora mesmo uma Sessão Online Gratuita de Estratégia comigo. Assim você poderá entender melhor como posso te ajudar e os próximos passos para garantir que sua loja tenha uma história de sucesso.

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