Treinamento para lojas de roupas

Atualizado: 13 de Set de 2019


Teoricamente cada vendedora deveria ser uma Consultora de Imagem Pessoal. Mas isso não é uma realidade no varejo. A dificuldade de encontrar pessoas de confiança e a alta rotatividade na equipe muitas vezes fazem com que lojistas desistam dos treinamentos. Mas é a capacitação da equipe que te difere da concorrência, aumenta as vendas e gera vínculo com os clientes.


Inclusive, os constantes treinamentos e o padrão de atendimento é um dos atrativos para se adquirir uma franquia de loja de roupas. Mas tudo isso também é possível em loja multimarca, que tem o seu DNA, a sua cara.


O indicado é que haja capacitação e reciclagens com periodicidade. No varejo de moda o ideal seria aplicar treinamentos anuais e reciclagens a cada troca de coleção, onde aproveita-se a mudança das tendências para reforçar a conduta e as informações de moda.


Lojas de pequeno porte também devem investir nos treinamentos. Técnicas de Atendimento e Vendas são o básico do básico. Já as tendências e conhecimento de moda é o que dará diferencial à sua equipe. Não importa que você tenha apenas duas funcionárias, elas devem estar alinhadas à proposta da sua loja.


Só quem tem experiência e conhecimento consegue consolidar as tendências e formatá-las em um treinamento de técnicas de vendas.

"Isso é tendência! Tá todo mundo usando! A fulana na novela só veste isso!" não é argumento de venda. É a conversa mais fácil de se ouvir.


Argumentar sobre a peça, inserí-la no dia-a-dia e no estilo de vida da cliente, aí sim, é outra história. Sugerir diferentes composições com o que a cliente já tem no guarda-roupa eleva o nível da venda.


Inclusive, com conhecimento de moda é muito mais fácil montar e vender o look completo ao invés de peças isoladas. Mas para isso é preciso preparo.


O Treinamento de Atendimento e Vendas da Campanha Consultoria é totalmente direcionado para lojas de roupa. Possui uma parte introdutória padrão e outra parte adequada à realidade do seu negócio, às marcas que a sua loja revende, e claro, à cultura do seu negócio. Se necessário, ele acontece no ambiente de loja.



A primeira parte do treinamento é reservada para as técnicas de atendimento e vendas. Cada uma delas é detalhada com suas respectivas etapas e respeitando os princípios e cultura da empresa. O Treinamento só é colocado em prática após a validação do lojista.


A segunda parte é reservada para as Informações de Moda, que inclui o entendimento dos diferentes tipos de estilos e o resumo das principais tendências da estação. Para concluir, focamos nas tendências que a sua loja oferece na coleção.


É praticamente um workshop de moda com exercícios individuais e dinâmica de grupo. Ao final, a equipe se torna apta a recomendar as melhores mercadorias para cada tipo de necessidade do cliente.


Confira um pouco do conteúdo programático:

Parte 1

TÉCNICAS DE ATENDIMENTO DE VENDAS

  • Introdução sobre o Mercado de Moda

  • Ciclo de Serviço

  • 10 Mandamentos da Excelência no Atendimento

  • Dicas de Atendimento e Vendas

  • Como Conduzir Uma Reclamação de Cliente

  • Abordagem de Vendas

  • As 7 Etapas de Vendas


Parte 2

ESTILOS E TENDÊNCIAS DE MODA

  • O que é Estilo

  • Os Diferentes Tipos de Estilo

  • Como Definir o Estilo Pessoal

  • O que é Tendência

  • Principais Tendências da Estação

  • Principais Apostas da Coleção da Loja

  • Como Adotar as Tendências no Ambiente Trabalho para Vender Mais


Isso pode parecer extenso mas em apenas um dia de treinamento (com carga horária de 8 horas) e um pouco de estudo individualizado é possível capacitar a sua equipe e oferecer um serviço completo para seus clientes.

Do recebimento ao fechamento da venda, sua equipe receberá todas as orientações para aplicar o treinamento e realizar o melhor atendimento possível ;)

Não é ótimo quando podemos contar com a sinceridade de uma vendedora que não pratica a "empurroterapia" (aquela que mostra indiscriminadamente um monte de peças aleatórias na tentativa de acertar o que a pessoa está procurando)?


Vale ressaltar que os treinamentos são formatados caso a caso e podem ser mais completos ou mais objetivos, tudo vai depender do nível da turma e das intenções da gerência da loja.


Para conhecer as reais necessidades da sua empresa, aproveite e agende agora mesmo uma Sessão Online Gratuita de Estratégia comigo. Assim você poderá entender melhor como posso te ajudar e os próximos passos para garantir que sua loja tenha uma história de sucesso.


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