Vendendo moda online


Se tem um mercado que cresceu nas vendas à distância, foi o de moda. Modelagem e variação na numeração eram os principais fatores que geravam insegurança na hora da compra.

Hoje, com as garantias de troca, depoimento de clientes e com a quantidade de informações que se encontra na internet isso já não é mais empecilho.

Mas diferentemente do que se pensa não é tão simples assim vender online. É preciso gerar relacionamento e confiança para, a partir daí, gerar vendas.

No entanto, a relação de confiança não acontece por acaso, é preciso quebrar várias barreiras. E as estratégias de marketing estão aí para nos ajudar.

O PAPEL DAS REDES SOCIAIS NO MERCADO DE MODA

Criar uma vitrine virtual nas Redes Sociais é o primeiro pensamento de todo lojista. Tem mais que aproveitar e surfar a onda enquanto ela está na crista.

Muita gente por aí tem batido suas cotas do mês por conta das vendas à distância. Mas não dou todo o crédito às Redes Sociais, e sim a dedicação e atendimento que se empenha nelas. E esse mesmo trabalho pode ser replicado em vários outros canais de venda.

A dependência de vendas exclusivamente pelas Redes Sociais é um problema que poucos lojistas se atém isso porque, uma vez que se perca Seguidores ou a página comercial fique fora do ar como fará para dar continuidade ao seu negócio? Para ler mais sobre as Redes Sociais, clique aqui.

Por isso aconselho fortemente a ter seu próprio website, ainda que ele seja somente institucional - em um primeiro momento.

CONTEÚDO

As Redes Sociais foram criadas para pessoas e não para empresas mas viu-se nelas um forte potencial de relacionamento e vendas. Então se a intenção é socializar marcas e pessoas isso quer dizer que é preciso gerar conteúdo sobre o universo do seu produto para posteriormente vendê-lo.

E o que não falta é assunto sobre Moda. A variedade de pautas é enorme. Basta planejar os posts com antecedência e deixar para subir os destaques do dia na hora em que elas acontecem.

Mas se por outro lado os artigos de moda são os mais fáceis de vender e muitas vezes comprados por impulso então basta aplicar a fórmula 80/20: para cada 8 posts priorizando o relacionamento e assuntos de interesse da sua audiência, 2 posts são direcionados para as vendas.

Foto da vitrine e das araras por exemplo estão entre os 20%. Já os vídeos com o empacotamento e envio dos pedidos por correio, dicas de como combinar e imagens de inspiração são considerados conteúdo sobre o universo da marca e fazem parte dos 80%.

Essa proporção pode parecer alta mas a cada ano que passa mais as pessoas ficam relutantes em ver postagens meramente comerciais. O que elas procuram é inspiração e motivação para suas vidas.

PROFISSIONALIZAÇÃO DO ECOMMERCE

Vender por esses canais não significa ser informal, deve-se tratar o cliente e o produto com o devido valor que eles merecem. Isso significa usar boas fotografias das mercadorias (com luz e foco), descrever detalhadamente a mercadoria usando linguagem adequada de moda, expor os preços, as condições de pagamento e também de entrega.

Não esconda o preço na intenção de aumentar o engajamento nos Comentários. Afinal, você está vendendo uma mercadoria e não contando um segredo.

Mas é claro, sempre que houver uma oportunidade incentive a pessoa a lhe fornecer o número do WhatsApp ou endereço de Email para que se aproxime o contato por meio do envio de mensagens.

Uma prática comum é enviar o catálogo da nova coleção, foto da chegada de novidades e ofertas da semana para quem já está na sua Lista. Para saber Como Montar Uma Lista de Clientes, clique aqui.

E ainda mais importante para quem não tem loja física, é aproveitar o contato direto com cliente e entregar o produto em uma embalagem pensada e cuidada para que nada seja danificado no decorrer do caminho.


Que tal usar uma fragrância que tenha o estilo da sua marca, um cartão de boa-vindas e cupom de desconto para uma segunda compra?


Cuidar do material impresso faz toda a diferença para quem só tem negócio virtual!

Essas são algumas das estratégias que demostram credibilidade na marca, fidelizam o cliente e muitas vezes são deixadas de lado.


PRESENÇA DIGITAL

Ainda que seu negócio não esteja pronto para estruturar um ecommerce de maior escala, é importante preparar um conteúdo para que o consumidor possa conhecer melhor sobre sua empresa.

A partir de pequenas pesquisas na internet o que é encontrado sobre sua marca? A Presença Digital precisa ser trabalhada como um todo desde Website, Blog, participação em Marketplaces estratégicos (como Amazon ou Mercado Livre), Instagram, Facebook, WhatsApp, Pinterest, YouTube e outros canais que seu público-alvo esteja usando. Para saber mais sobre Marketing Digital, clique aqui.

WEBSITE

A principal estrutura de ecommerce, mas também a mais complexa. Praticamente um negócio à parte do negócio físico. É a que requer mais dedicação e trabalho contínuo.

Faço uma pergunta que já levanta várias respostas:

Você compraria de uma loja desconhecida? O que é necessário que essa loja tenha para que você confie comprar dela?

Por isso o investimento em marketing digital é básico e extremamente necessário no ambiente virtual. Todos os esforços devem substituir uma experiência presencial.

Ter uma página com ecommerce sem investimentos de marketing é como ser mais uma gota no mar.

Desde uma boa logomarca, identidade visual, navegação fácil e com design profissional, textos claros e objetivos, fotos profissionais tipo lookbook, still e videos explicativos que trazem novas visões do produto. Para saber sobre tipos de Produção, clique aqui.

Outras táticas importantes para gerar a sensação de segurança é: telefone disponível e chat para atendimento de dúvidas, email respondido por uma pessoa (e não por automação), citação de endereço e sempre que possível, depoimento de clientes.

Entre todos os itens de segurança provavelmente o mais importante de todos é oferecer opções para o pagamento, incluindo várias bandeiras de cartão de crédito. Isso porque as lojas fraudulentas trabalham apenas com o depósito bancário, nunca oferecendo outras opções que possibilitem o cancelamento ou estorno da operação.

Para conhecer as reais necessidades da sua empresa, aproveite e agende agora mesmo uma Sessão Online Gratuita de Estratégia comigo. Assim você poderá entender melhor como posso te ajudar e os próximos passos para garantir que sua loja tenha uma história de sucesso.

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